Contabilidade de custos: um controle essencial para as empresas. Entenda a importância do tema e descubra como fazer.
Gerenciar e entender onde estão os principais custos de uma empresa são os principais objetivos da contabilidade de custos. Dessa forma, o gestor pode ter uma visão clara de todos os elementos de saída que compõem o custos dos seus produtos ou serviços prestados e comparar com as entradas para, assim, administrar melhor a saúde financeira da empresa.
Podemos dizer que a contabilidade de custos, portanto, serve para avaliar minuciosamente todas as possibilidades de uma empresa a partir da sua operação e garantir que as tomadas de decisão sejam sempre voltadas para o crescimento e melhores práticas.
Vamos descobrir juntos como este processo funciona?
Boa leitura!
O que é contabilidade de custos?
Imagine o seguinte cenário: um cliente pede um desconto e você precisa avaliar as possibilidades para garantir o lucro da sua empresa e, ao mesmo tempo, a satisfação do seu cliente. Qual desconto máximo você pode aplicar? Decisão complicada, não é mesmo?
Realizar a contabilidade de custos é a chave para responder perguntas como essa.
Mas, antes de tudo, lembre-se que a palavra “custos” se refere apenas ao dinheiro envolvido na produção do seu produto ou serviço comercializado. Custo não quer dizer a mesma coisa que despesas ou gastos, mas essa diferença vamos entender um pouco mais à frente.
Primeiramente, para entender a contabilidade de custos, é importante ter em mente que a contabilidade em geral é a grande responsável pelos cálculos e informações para garantir a evolução financeira de uma organização.
A contabilidade de custos é uma parte da contabilidade especializada em gerenciar os custos dos produtos e serviços que são oferecidos por uma empresa, para assim determinar os melhores preços de venda e obter um lucro representativo a partir dos custos gerados pela sua produção.
Já a contabilidade financeira é a parte responsável apenas por analisar os dados e as movimentações financeiras de uma organização. Ou seja, a contabilidade de custos, portanto, é um complemento que permite analisar se a empresa realmente está ganhando ou perdendo dinheiro, além de ser uma estratégia importante para tomada de decisões sobre o melhor caminho para o sucesso dos negócios.
Por que é importante fazer a contabilidade de custos em uma empresa?
Basicamente, é através da contabilidade de custos que uma empresa pode acompanhar diretamente a evolução dos seus produtos e serviços, além de estabelecer novas metas de custos para determinado período ou produto/serviço comercializado, de acordo com o planejamento estratégico que estiver em ação.
Por isso, a contabilidade de custos precisa se tornar ferramenta indispensável na gestão financeira de uma empresa, pois é com ela que os gestores podem garantir os lucros ao definir o preço de venda correto e até reduzir gastos da operação.
Estabelecer o custo de um produto ou serviço ofertado pode ser um grande desafio de uma empresa. O que se deve considerar ao definir o preço de venda? Para isso, vamos entender um pouco sobre a diferença entre custos, gastos e despesas dentro de uma empresa.
Gastos: qualquer valor que sai do caixa da empresa, independente da operação;
Despesas: gastos para manter a estrutura da empresa operando corretamente, por exemplo gastos com os setores de marketing e comercial, mas que não contribuem para a produção de novos itens ou serviços de comercialização.
Custos: gastos diretamente ligados ao produto final, ou seja, atribuídos à aquisição ou fabricação de mercadorias, como compra de matéria prima, gastos de mão de obra, manutenção e limpeza, dentre outros.
De maneira geral, ao realizar uma boa gestão financeira e aplicar a contabilidade de custos na sua empresa, você pode controlar e entender facilmente os seus gastos, separá-los corretamente e gerenciar os seus orçamentos de produção com muito mais eficiência.
Entenda a jornada do seu produto. Se as vendas se mantém, mesmo com aumento de preço, é um sinal de que as pessoas estão prontas a pagar pela qualidade do seu produto. Caso contrário, talvez seja o momento de reavaliar alguma estratégia na sua produção para que não haja impacto no preço de venda ou na qualidade oferecida.
Assim, com o passar do tempo, você pode obter dados de comparação e evolução muito importantes para o histórico dos seus negócios e manter um diagnóstico financeiro eficiente.
Conheça os tipos de custos
A contabilidade de custos separa os custos em algumas categorias para facilitar o entendimento do que é gasto na produção. Vamos ver abaixo:
Custos diretos
Este é o tipo de custo que possui relação direta com o produto, como matéria prima e materiais para a embalagem. É o mais fácil de ser identificado. Por exemplo, em uma produção de sapatos, a matéria prima e a caixa para venda são considerados custos diretos.
Custos variáveis
Os custos variáveis possuem relação direta com o volume de produção, ou seja, quanto mais é produzido, maior o gasto com matéria prima e embalagens, por exemplo. Também pode ser considerado um custo direto.
Custos indiretos
Estes custos têm relação com o produto, porém não de forma direta. Por exemplo, o valor do aluguel de espaço, gastos com água e energia elétrica e o pagamento de funcionários que participam de alguma etapa do processo de produção.
Custos fixos
Os custos fixos estão ligados aos custos indiretos, pois estes não se alteram com a variação do volume de produção. Ou seja, independente do número de sapatos produzidos, o valor do aluguel e o pagamento dos funcionários, sem considerar comissionamento ou horas extras, permanece o mesmo.
Por fim, essa diferenciação dos custos permite que os gestores tenham uma visão mais clara e objetiva de onde estão concentrados cada tipo de custo, para assim, definir melhor as estratégias e manter uma operação mais transparente para toda a organização.
Quais são os métodos para fazer contabilidade de custos?
Para que o cálculo dos custos desembolsados pela empresa e o custo unitário dos produtos seja definido corretamente e de forma coerente, os responsáveis pelo processo de contabilidade de custos precisam estabelecer o método de rateio que melhor se encaixa na sua operação.
Vamos ver abaixo os métodos mais comuns.
Custeio por absorção ou integral: todos os custos ligados ao produto e à sua fabricação, ou à prestação de um serviço, são absorvidos, sejam eles diretos ou indiretos. Dessa forma, os gastos são rateados por todos os produtos e serviços.
Custeio direto ou variável: neste método, apenas os custos variáveis são considerados. Sendo assim, os custos fixos são separados e considerados como despesas.
Baseado em atividades (ABC): baseado no princípio que os custos de uma empresa são gerados a partir das atividades que desempenham, porém, essas mesmas atividades são consumidas pelos próprios produtos e serviços gerados nesta empresa.
O método mais utilizado pelas empresas é o método de absorção, por ser mais simples e intuitivo para qualquer tipo de negócio.
5 dicas para aplicar a contabilidade de custos na sua empresa
Depois de tudo o que já falamos sobre a contabilidade de custos, vamos entender agora como este processo funciona na prática, com 5 dicas bem fáceis para você já começar a se organizar e aplicar na sua empresa.
1. Separe despesas e custos
Em primeiro lugar, liste todos os gastos envolvidos na produção, todos mesmo. Seja detalhista, acompanhe a sua produção por um período e anote tudo.
Em seguida, separe os custos das despesas. Lembre-se que, despesas são aqueles gastos que não possuem relação direta com o seu processo produtivo, certo? Ou seja, contas de telefone, salário de mão de obra indireta, materiais de escritório, dentre outros.
Tenha em mãos apenas os custos relacionados ao seu produto final.
2. Determine os custos diretos e indiretos
Após realizar a separação dos dois gastos, é o momento de focar nos custos e separá-los entre custos diretos ou indiretos.
Ou seja, pegando o exemplo de uma empresa que produz sapatos, é preciso separar os custos envolvidos com matéria prima como custo direto e o pagamento dos funcionários que participaram da produção como custo indireto.
3. Custo direto X Preço de venda
Este é o momento de comparar os custos diretos com o preço de venda e quantidade vendida, para avaliar se o saldo é positivo ou negativo para a empresa.
Vamos usar um exemplo simples para entender essa avaliação:
Supondo que a sua empresa vende 400 sapatos por mês e que cada sapato custe R$70 reais, significa que o seu faturamento mensal é de R$ 28.000,00, certo?
Agora, supondo que o seu custo direto envolvido seja de R$ 5.300,00, vamos calcular a Margem de Contribuição com a seguinte fórmula:
Receita - Custo direto = Margem de contribuição
28.000 - 5.300 = 22.700
Ou seja, entendemos que a sua empresa possui uma receita mensal de R$28.000,00 e com um custo direto de R$5.300,00, resultando em uma margem de contribuição de R$22.700,00, o que é um ótimo resultado. Afinal, o faturamento está maior do que o custo com o produto.
Se o faturamento estivesse mais baixo e o custo mais alto, significaria que a sua margem de lucro está baixa. Este seria um ponto de atenção constatado na contabilidade de custos da sua empresa, para análise de novas estratégias.
4. O ponto de equilíbrio
O ponto de equilíbrio demonstra o quanto é preciso de faturamento para cobrir apenas os seus custos, como em um empate com lucro zero. Este é um ponto muito importante!
Para chegar nele, juntamos os custos indiretos para somar com os diretos e, assim, entendemos quais são os custos totais de determinado produto. Veja no exemplo:
Supondo que os seus custos indiretos somam R$4.900,00, se somados aos custos diretos (R$5.300,00), temos um total de R$10.200,00 em custos.
Para calcular o ponto de equilibrio usamos a fórmula:
Custo indireto / (Receita - Custo direto) X 100 = Ponto de equílibrio
4.900 / (28.000 - 5.300) X 100 = 21,58%
Isso quer dizer que, pelo menos 21,58% dos seus sapatos, precisam ser vendidos num mês para que a sua empresa não tenha prejuízos e comece a lucrar.
A ideia é aplicar estes cálculos para todos os seus produtos ou serviços prestados e, dessa forma, você terá uma contabilidade de custos completa para a sua empresa.
5. Determine o melhor preço de venda
É a partir do ponto de equilíbrio que a empresa possui total condição de determinar o melhor preço de venda para obter lucro e analisar possíveis falhas na operação, desde a necessidade da troca de fornecedores para comprar materiais mais baratos, até o equilíbrio da produção para chegar a uma margem de lucro vantajosa para os negócios.
Quais as vantagens em aplicar a contabilidade de custos na minha empresa?
Imagine um gerenciamento financeiro completo para a sua empresa, onde a precificação dos seus produtos e serviços comercializados está estrategicamente desenhada e totalmente satisfatória para os resultados.
Com este cenário, a diminuição dos gastos desnecessários e riscos financeiros se torna consequência e a competitividade da sua empresa pode aumentar, e muito, com a total visão sobre os seus lucros através da contabilidade de custos.
Além de tudo isso, com uma gestão comprometida com a diminuição dos gastos e custos, a lucratividade pode ser ampliada de forma orgânica, com inovação e qualidade. Afinal, ao injetar a quantidade certa de recursos e evitando gastos desnecessários, o custo-benefício dos produtos aumenta e pode atender muito mais às expectativas dos consumidores.
Realize um planejamento estratégico eficaz para crescer!
A principal vantagem deste processo é o total acesso a informações pertinentes para um bom planejamento estratégico para as suas vendas.
Determine o momento certo de aumentar o preço de venda dos seus produtos ou serviços prestados, decida se é preciso contratar mais funcionários ou comprar novos equipamentos, entenda os gastos desnecessários e corte-os de vez da sua operação.
De maneira geral, a contabilidade de custos é quem avalia melhor os critérios para as tomadas de decisão relacionadas ao seu custo de produção e permite melhores análises de resultados.
E agora, o que falta para você começar a implantar um processo de contabilidade de custos completo na sua empresa?
Depois de tudo o que conversamos e aprendemos com este artigo, lembre-se que o seu maior aliado na jornada de crescimento do seu negócio é o seu contador! Ele é, depois de você, a pessoa que mais entende do seu negócio e pode analisar os cálculos e criar cenários totalmente pertinentes ao seu momento atual.
Busque orientação do seu contador para definir um planejamento satisfatório e esteja sempre atualizado com novas ferramentas para otimizar ainda mais este processo.
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Fonte: https://blog.omie.com.br
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